Talentos em Mostra de Ficção Científica!

O cenário artístico macaense ganha um brilho especial, a partir de hoje, por conta da realização da 1ª Mostra de Ficção Científica de Macaé. O evento acontece no Solar dos Mellos, em noite de inauguração nesta quarta-feira (18), constando de brinquedos, livros, fantasias, cartazes e outras coisas ligadas à ficção científica. A mostra ficará aberta a visitação pública até o final deste mês de abril.
O ponto alto do evento será o lançamento do livro ‘Space Opera’, composto por nove contos dos seguintes escritores: Clinton Davisson, Gerson Lodi-Ribeiro, Letícia Velasquez, Hugo Vera, Marcelo Jacinto Ribeiro, Maria Helena Bandeira, Jorge Luiz Calife, Larissa Caruso e Arthur C. Clarke.
Entusiasmado com a realização, o presidente da Fundação de Patrimônio Histórico de Macaé, Ricardo Meireles, ressalta a importância desses eventos culturais, porque são voltados para pessoas de todas as idades.
Segundo a vice-prefeita Marilena Garcia, o incentivo da ficção científica é importante em Macaé, que é uma cidade onde todos os cidadãos precisam pensar no futuro.
  • ‘No Amor e na Guerra’ No conto ‘No Amor e na Guerra’, Gerson Lodi-Ribeiro apresenta um clássico conflito espacial, onde os habitantes da Terra enfrentam um poderoso império alienígena. Gerson Lodi-Ribeiro é um dos autores mais bem sucedidos do gênero no Brasil, tendo publicado também em Portugal. Ganhou vários prêmios, entre eles o Nautilus.
  • ‘A Esfera Dourada’ Em sua obra intitulada ‘A Esfera Dourada’ e ambientada no universo ficcional, o escritor Clinton Davisson conta a história que se passa centenas de anos antes dos acontecimentos de “Hegemonia – O Herdeiro de Basten”. Nascido em Volta Redonda, Clinton Davisson está em Macaé há nove anos e já se considera macaense. É formado em jornalismo pela UFJF e tem pós-graduação em cultura africana e indígena pela FeMASS. Também foi premiado com o Nautilus pelo livro Hegemonia – O Herdeiro de Basten. É presidente do Clube dos Leitores de Ficção Científica do Brasil.
  • ‘Mádrax’ A escritora Maria Helena Bandeira mostra, no conto ‘Mádrax’, uma história inusitada, misturando passado e futuro. Maria Helena Bandeira é carioca e sobrinha neta do lendário poeta Manual Bandeira. Já foi publicada no Brasil e em Portugal e vencedora de diversos prêmios do gênero, além de ter publicada na revista Asimov Magazine.
  • ‘Tempo Instável’ Um simples astronauta, uma estrela mundial da TV, a terraformação da Lua e uma tempestade solar. Estes são os ingredientes de ‘Tempo Instável’, um conto instigante escrito pelo veterano escritor da FC brasileira Jorge Luiz Calife. Jorge Luiz Calife nasceu em Niterói, é jornalista e tradutor, tendo atuado em jornais e revistas de todo o Brasil, como a Manchete e o Estadão.
  • ‘Temos que Cumprir a Cota’ Na obra ‘Temos que Cumprir a Cota’, Letícia Velásquez apresenta uma história curta, veloz e intensa, aonde os humanos têm que pagar um terrível preço por sua ousadia em desafiar os senhores do espaço. Letícia Velasquez tem apenas 25 anos e é uma das escritoras mais novas a ganhar o premio de Juri do Concurso de Contos Baseados em Imagens do site Contos Fantásticos.
  • ‘Seu Momento de Glória’ A Terra reduzida a frangalhos, um planeta acuado pelo medo, esperando o golpe final do implacável invasor. Tudo isso enche de emoções o conto ‘Seu Momento de Glória’, de Marcelo Jacinto Ribeiro. O escritor nasceu em Campinas-SP, tem 40 anos e é formado em processamento de dados.
  • ‘Logan Marshall’ As aventuras de um detetive espacial que oculta dos humanos sua origem alienígena, enquanto empreende uma caçada na Terra em busca de um criminoso interestelar. Assim se desenrola a obra ‘Logan Marshall’, de Larissa Caruso. A escritora paulista é formada em Sistemas de Informação e já publicou contos em diversas antologias.
  • ‘Ganimedes’ Desde a independência de Marte, terráqueos e marcianos lutam pelo controle das colônias espaciais espalhadas por todo sistema solar. Apresentando uma humanidade dividida, o escritor Hugo Vera brinda a todos com ‘Ganimedes. Hugo Vera é o organizador da coletânea formado em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo. Vencedor do Prêmio Bráulio Tavares em 2008 com o conto O Homem Bi-corpóreo.
  • ‘Pendão de Esperança’ O escritor Flávio Medeiros Jr. nos apresenta, em ‘Pendão de Esperança’, uma nova versão do antigo sonho da humanidade de fazer contato entre humanos com seres extraterrestres. Flávio Medeiros Jr é médico e nasceu em Belo Horizonte, sendo foi considerado um dos mais promissores autores do gênero.
Esta entrada foi postada em Notícias, Resenhas. Adicione aos favoritos permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *